top of page
  • Foto do escritorA dona da casa

Ho ho ho o Natal chegou



tem certas coisas que faço nessa vida que me remetem demais à minha mãe.

e os trabalhos manuais é uma delas. gourmetizado para diy, faça vc mesmo...


uma determinada vez, de tanto que as pessoas falavam pra ela sobre as coisas que ela fazia, para casa ou para presentear as amigas e colegas de trabalho dela, começou à fazer para vender em datas comemorativas.

lembro que ela montava uma bancada numa peça que já tinha sido parte do comércio familiar que tínhamos, colocava tudo que tinha feito ali para vender. deixava à mostra durante o fim de semana todo ou até terminar o estoque.


era bonito de ver. eu achava ao menos.

sempre admirei as coisas que ela fazia. ela me ensinou à montar cartões, arranjos de flores e laços...entre tantas outras coisas claro. mas sempre tem algumas em especial que mais lembramos né.


lembro que levou muito tempo, mas muito tempo mesmo, para o meu pai se render e montar na despensa de casa, muitas prateleiras pra minha mãe poder organizar as coisas dos trabalhos manuais dela, coisas de limpeza e organização também. tudo relacionado à uma despensa mesmo sabe mulher.

as prateleiras foram feitas de tábua de 30 e mão francesa. minha mãe deixou crua mesmo {eu me pergunto real, será que é daí o meu gosto por madeira também?}, ela dizia que sentava mais.

nessa despensa não havia uma divisória em parede de verdade para o quarto dos meus pais, que ficava ao lado. e assim como eu, minha mãe era a rainha do improviso mulher!! usou o roupeiro gigante que eles tinham como divisória, mais a cômoda. então ficou uma pequena entrada para a despensa, de quem vinha do quarto da minha mãe e do pai. e tinha outra porta para o acesso a despensa normal também. porta de entrada de um cômodo normal. pra ti entender.

como tinha muito espaço na despensa, lembro que ganhei meu quarto da bagunça. então ali tinha uma cama e todos meus brinquedos também.


mais tarde ele passou à ser meu quarto do castigo também, porque toda vez que ela me surrava por algo, era para aquele quartinho que eu era obrigada à ficar. e hoje eu penso que, não fazia muito sentido né... era onde tinha meus brinquedos todos, teoricamente eu não ficaria de castigo certo?

mas quando a gente é criança, a gente tem um medo surreal dos pais né? então se tu leva umas palmadas, já basta pra nem respirar direito né... eu deitava na minha cama naquele quartinho, e ficava chorando e olhando para os meus brinquedos, e chorava mais porque queria brincar, e minha mãe tinha dito: - não vai brincar. vai ficar lá até eu dizer pra ti sair. não é pra descer da cama Daiane.


então, eu penso também que ela queria me fazer exercer o auto controle né mulher HAHAHAHA

mas deu tudo certo, e eu sobrevivi. e herdei dela não só as mãozinhas de fada, mas também o dom de escrever.

gosto real de escrever. sempre me expressei melhor escrevendo. o primeiro garoto que gostei recebia um horror de cartas. nos meus sonhos claro. porque eu escrevia um monte de cartas, mas nunca entreguei. até minha mãe encontrar todas elas guardadas no meio das minhas roupas no roupeiro. e o resto da história tu já até imagina né?


que volta no universo eu dei pra te dizer que resolvi repaginar minha árvore de Natal né mulher?

MISERICÓRDIA

e na doce tentativa de não gastar quase nada, e respeitar meu gosto e cores preferidas, escolhi lã e cordão de algodão.


e aí gostou da mudança?

não lembra da árvore do ano passado? na #Natal2019 tem tudo e mais um pouco.




agradeço por tu estar aqui, e torço para que permaneça.

um beijo!

bottom of page